5 coisas que você precisa saber ao buscar um despachante aduaneiro

Quem está começando a importar ou exportar vai perceber que o comércio exterior é cheio de sutilezas e peculiaridades. São vários protocolos, regras e leis que - para quem não está familiarizado - podem assustar.

O despachante aduaneiro entra em cena justamente para ser seu parceiro nesses processos e terceirizando esses desafios. Ele é o especialista no chamado desembaraço aduaneiro. Assim você pode focar no core business de seu empreendimento.

O que você deve levar em consideração:

1. Proximidade

Estar perto facilita a comunicação e evita problemas. E não estamos falando só de proximidade física. Um bom despachante busca entender do seu negócio e está sempre ligado em oportunidades para que você posse economizar e lucrar.

2. Experiência

Quanto mais tempo no mercado, mais sólida a empresa. Ou mesmo se for buscar por empresas novas prefira profissionais experientes. Um bom relacionamento com órgão governamentais e parceiros comerciais é construído com o tempo. Isto é essencial ara lidar com diferentes alfândegas espalhadas pelo Brasil.

3. Atualização

Uma empresa não pode viver apenas de tradição. Estar sempre atento às mudanças do mercado e a mudanças de leis - bem como investindo em tecnologia - é um dos pontos fundamentais que garantem um bom serviço.

4. Estrutura

Uma empresa bem estruturada é uma boa garantia de que você está trabalhando com profissionais competentes e estabelecidos no mercado. Mas não confunda estrutura com excesso de recursos. Em dias como o de hoje ser enxuto também significa agilidade. Outro aspecto importante é que, dentro de uma estrutura sólida, aderir às regras de compliance acontece de maneira natural e sem esforços extras.

5. Referências

Dê uma boa olhada no portfolio do seu despachante aduaneiro. Veja se o perfil da empresa que ele atende é próximo ao seu. Depoimento de clientes satisfeitos também são valiosos e devem ser levados em consideração.

Quer saber se a JB Logistic pode ser seu parceiro ideal em processos aduaneiros ou de logística? Venha conversar conosco.  Basta ligar ou enviar um email. Estamos sempre prontos a atender.

FERNANDO CRESCENTIComment